Lamina1 fecha parceria com Linea para distribuir conteúdo descentralizado no Ethereum

A Lamina1, plataforma de mídia em blockchain fundada pelo escritor de ficção científica Neal Stephenson, anunciou parceria com a Linea, solução de segunda camada da Consensys, para levar obras de propriedade dos criadores à rede Ethereum.

O acordo, que conta com investimentos do cofundador do Ethereum e CEO da Consensys, Joe Lubin, além da Systemic Ventures, pretende oferecer aos artistas um canal direto com seus públicos, preservando a titularidade de propriedade intelectual.

Nova vitrine: Spaces

O primeiro produto da colaboração é o Spaces, lançado na Linea como um ambiente para mundos interativos baseados em narrativas. A estreia ocorre com o projeto Artefact, criado por Stephenson em parceria com a Weta Workshop e a equipe da Lamina1. Descrito como um RPG ambientado em um cenário pós-IA, o título permite que jogadores se alinhem a facções rivais, coletem fragmentos de dados e influenciem a evolução da história.

Infraestrutura zkEVM

Segundo Declan Fox, vice-presidente e chefe da Linea, a tecnologia zkEVM da rede oferece blocos rápidos, taxas baixas e segurança, mantendo a descentralização do Ethereum. Ele destacou ainda que dados dos usuários, ativos digitais e IPs criativos contam com proteção da Verax, plataforma de atestação que já processou milhões de registros, inclusive para o projeto Proof of Humanity.

Lamina1 em números

Lançada em 2022, a Lamina1 acumula mais de 150 mil endereços ativos e se propõe a permitir que artistas, escritores e desenvolvedores mantenham controle total sobre suas criações, envolvendo a comunidade no desenvolvimento de conteúdo.

Lamina1 fecha parceria com Linea para distribuir conteúdo descentralizado no Ethereum - Imagem do artigo original

Imagem: br.cointelegraph.com

Expectativa por recompensas do token LINEA

No início de julho, Lubin sugeriu em publicação na rede X que detentores de longo prazo do novo token LINEA poderão receber recompensas futuras, inclusive airdrops da Consensys ou de outros projetos do ecossistema. A mensagem veio após questionamentos da comunidade sobre a utilidade do ativo, com pedidos de mecanismos de staking ou empréstimo e críticas que classificaram o token como mero instrumento de especulação.

Com informações de Cointelegraph

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *