Você já deve ter ouvido muito sobre ele nos últimos tempos, mas será que você sabe o que é Bitcoin e como ele está crescendo tanto?

Pois é, o Bitcoin está presente na vida das pessoas há um bom tempo. No passado falar sobre ele era tratar de um assunto praticamente vindo de outro planeta, mas as coisas mudaram.

Hoje é muito comum que as pessoas tenham investimentos em Bitcoin, ou o utilizem como meio de pagamento. Além disso, na palma da mão, no smartphone, é possível acompanhar tudo. 

Por isso, se você ainda não sabe bem o que é e como funcionam os Bitcoins, continue lendo para aprender mais.

Entenda o que é Bitcoin!

O Bitcoin é uma moeda digital (criptomoeda) que, por ser descentralizada, não há a necessidade da atuação de terceiros para funcionar/controlar. Isso quer dizer que ela independe de bancos, governos ou grandes corporações. 

A criptomoeda está em funcionamento há mais de oito anos e seu sucesso é cada vez maior. Isso porque ele funciona em uma rede segura, chamada Blockchain, que lhe dá mais credibilidade. 

O grande diferencial do Bitcoin para as outras moedas é o fato de não haver lastro físico para sua existência. Ou seja, não há notas ou moedas, mas apenas um valor agregado à própria criptomoeda. 

Como o Bitcoin funciona?

Agora que você já sabe o que é Bitcoin, deve estar se perguntando como ele pode ser utilizado. Pois bem, o primeiro passo é entender que todas as negociações são feitas pela blockchain. 

Nessa rede própria é possível acompanhar as transações de bitcoins que são feitas, preservando-se o nome dos usuários (as transações são anônimas). Essas transações são validadas e acrescentadas a blocos de transação (como num livro de registros).

Com isso, todas as transações envolvendo determinado bitcoin são registradas em um bloco. Esse tem sido desde sempre o ponto mais forte para impedir que haja fraudes envolvendo os Bitcoins. 

Como comprar e vender?

Comprar e vender bitcoin - manual do bitcoin

Você pode comprar e vender bitcoins de forma eficiente diretamente de outras pessoas, em exchanges ou até em máquinas físicas. Em exchanges ou através de pessoas (P2P), é sempre bom verificar a confiança no vendedor.

Muito de o que é Bitcoin está ligado a essa facilidade na hora de fazer as transações. Você conta com uma carteira digital, na qual seus bitcoins ficam depositados, e pode verificar as cotações.

Nesse cenário é possível comprar e vender por várias vezes seguidas, de acordo com sua ideia de investimentos. O valor do Bitcoin tende a variar, por isso é preciso estar sempre atento. 

Você pode se interessar: Como abrir uma conta na Binance?

Como funciona a cotação dos Bitcoins?

Antes de falar sobre a cotação, é importante que você entenda que os Bitcoins não são infinitos. Não existe um banco que emite Bitcoins e, na verdade, eles estão limitados a 21 milhões em todo o mundo.

Ou seja, com isso é possível verificar de maneira ainda mais fácil o que influencia na cotação. Isso porque, como qualquer moeda, ela varia conforme a demanda, que pode ter vários motivos. 

A facilidade de acesso fez com que aumentasse a procura por carteiras digitais de Bitcoin. Além disso, eventos reais, como desastres naturais, podem influenciar diretamente nas ações dos investidores.

Então, entender o que é Bitcoin tem relação com saber que ele é limitado e está sempre sendo buscado. Isso acaba por influenciar no valor com que ele é vendido regularmente para as pessoas. É importante destacar ainda que grandes instituições financeiras estão começando a investir também, o que eleva ainda mais o seu valor. 

Vale a pena investir em Bitcoin?

Você sabe o que é Bitcoin? Em poucas palavras alguém poderia lhe dizer que é um investimento de alto risco. Porém, isso significa também que, o investimento certo pode trazer ótimo retorno.

Por isso é importante avaliar se esse tipo de investimento está alinhado com seu perfil. De qualquer forma, contar com profissionais qualificados para te auxiliar nesse momento pode ser um diferencial.

É seguro investir meu dinheiro em Bitcoin?

Como você pôde perceber, as transações feitas utilizando Bitcoins são muito seguras e seus fundamentos estão intocáveis desde o seu lançamento. Um pilar do funcionamento da criptomoeda é a criptografia, que permite proteger todos os dados das transações.

Além disso, ainda que haja notícias no passado, um ataque a uma carteira digital parece bastante difícil. Por outro lado, no Brasil, por exemplo, na há uma regulamentação completa da moeda. 

Tudo isso pode influenciar no que você entende como segurança adequada. A verdade é que é mais fácil um banco ser alvo de um ataque, por possuir uma estrutura bem menor de armazenamento. 

segurança do bitcoin

Vantagens de usar Bitcoins

Agora que você já sabe o que é Bitcoin, deve estar se perguntando porque deveria usá-lo. A verdade é que a criptomoeda oferece alguns excelentes benefícios aos usuários, tais como:

  • Segurança;
  • Privacidade;
  • Liberdade de pagamento;
  • Transparência;
  • Controle;
  • Taxas menores.

Ou seja, utilizar a criptomoeda pode ser uma forma bastante interessante e inovadora de fazer transações e até de ampliar seu patrimônio. Um dos pontos mais interessantes, inclusive, é o de poder enviá-lo para qualquer lugar e em qualquer quantidade. 

Apesar de os lucros com Bitcoins serem tributados pelo imposto de renda a partir de 35 mil reais, não há muita burocracia para utilizá-lo e, na maioria das vezes, isso é até facilitado.

Então, eventualmente, para fazer uma transação direcionada ao exterior, por exemplo, essa pode ser uma opção. Ainda, é possível usar a criptomoeda para fazer investimentos muito mais vantajosos. Diferente dos investimentos do mercado financeiro tradicional, você pode ter um grande patrimônio investido em Bitcoin que cabe dentro do seu bolso, ao alcance do seu celular: ele pode ir com você para onde você for, sem maiores burocracias. 

Esse conteúdo foi apenas o começo…

Você descobriu aqui o que é Bitcoin, como ele funciona e pode ser útil no seu dia a dia. A criptomoeda oferece excelentes opções para quem quer fugir da burocracia ou diversificar seus investimentos. 

Se não bastasse, você pode entender como o valor da moeda varia ao longo do tempo. O fato de ser limitada e a alta procura têm feito com que a cotação varie conforme o tempo vai passando.

Além disso, a segurança das transações está sempre garantida pela criptografia e pela Blockchain. Tudo isso permite que os usuários façam uso da criptomoeda de forma sempre útil.

Importante destacar ainda que essa classe de ativos, desde que tomadas as devidas precauções com a segurança do seu armazenamento contra hackers, é praticamente intocável, e será acessível somente por você, ou por quem você dê o acesso.

Agora que você já sabe o que é Bitcoin, então, não há mais motivos para ficar parado. Escolha a sua carteira e comece agora mesmo a fazer investimentos que podem lhe render muito mais dinheiro.

Qual a sua reação?
feliz0
lol1
wow0
wtf0
triste0
bravo0
Deixe um comentário