Golpes com Bitcoin - Manual do Bitcoin

Principais golpes com Bitcoin e como evitá-los

O valor do Bitcoin aumentou significativamente nos últimos anos, logo não é nenhuma surpresa que existam golpistas por aí que querem roubar Bitcoins ou tirar seu dinheiro utilizando a moeda como pretexto.

Aqui, discutiremos os golpes mais comuns envolvendo o nome “Bitcoin” e como você pode evitá-los.

Falsa Exchange

A compra e venda de Bitcoin geralmente é realizada por meio de Exchanges (corretoras de criptomoedas). Algumas corretoras permitirão que você compre Bitcoin em sua moeda fiduciária nativa (Real BRL, por exemplo), enquanto outras permitirão que você use outras criptomoedas para trocar por Bitcoin.

Existem muitas exchanges de criptomoedas disponíveis, e muitas outras ingressando no mercado o tempo todo. Nem todas essas exchanges são confiáveis, e algumas existem para roubar seus Bitcoins, seu dinheiro – ou ambos. 

O pior é que essas exchanges parecem reais. Eles exibem os preços dos ativos em tempo real, tem plataforma de negociação.

É importante que você avalie friamente a exchange em que pretende operar. Aqui no ManualdoBitcoin, nós recomendamos a Binance.

Malware Scams

Golpes com Bitcoin: malware é um pequeno aplicativo que pode ser baixado em seu computador. Recentemente, houve casos de malware em que keyloggers detectaram todas as teclas digitadas por você.

Eles podem descobrir suas chaves privadas para Bitcoin ou seus detalhes de login para uma corretora de criptomoedas.

Quando isso acontece, os hackers usarão essas informações para roubar seus Bitcoins. Você pode baixar malware sem perceber, e os criminosos cibernéticos estão cada vez melhores nisso a cada dia que passa. Nunca clique em um link de site em que você não confia totalmente.

Você pode gostar: O Bitcoin é seguro? Entenda.

Phishing de e-mail

Este é outro golpe popular. Os ladrões compram nomes de domínio semelhantes às exchanges famosas. Por exemplo, eles podem se apropriar de Coinsbase.com em vez de Coinbase.com (veja como pode passar desapercebido).

Eles então enviam e-mails falsos usando esses nomes de domínio e pedem aos destinatários que verifiquem suas contas. Eles fornecem um link no e-mail que leva ao site falso (que parece exatamente com a página de login do site oficial).

O usuário insere seus dados de login que são roubados pelos hackers. Com os dados de login em mãos, os hackers podem impedir que o usuário efetue login em sua conta real e muito rapidamente desviar quaisquer quantias de Bitcoins ou outras criptomoedas de suas carteiras. Você precisa verificar cuidadosamente qualquer link de e-mail que supostamente tenha vindo de sua corretora de criptomoedas. 

Muitas corretoras utilizam o anti-pishing que é basicamente uma “assinatura” que você cria para os e-mails. (veja imagem abaixo):

Golpes com Bitcoin - anti-pishing da Binance
Modelo de e-mail com anti pishing ativado – Binance

Retornos garantidos investindo em Bitcoin

Provavelmente você já ouviu falar por aí de certas formas para conseguir retornos garantidos ( bem acima do mercado tradicional) cuja forma dos ganhos são investimentos em Bitcoin.

Ninguém tem o poder de de garantir uma rentabilidade alta investindo em Bitcoin, já que a moeda é muito volátil, negociada 24 horas por dia, 7 dias da semana no mundo inteiro. 

Se você ver alguém, ou acessar qualquer site que faça essas afirmações, fique bem longe deles. A única intenção é roubar seu dinheiro. Às vezes, eles pagam por alguns dias e depois desaparecem completamente.

Mineração de Bitcoin em nuvem

O pensamento de como ganhar “dinheiro fácil” faz com que muitas pessoas pesquisarem sobre mineração de Bitcoin. É muito caro comprar e operar os equipamentos de computador necessários para fazer isso sozinho, então, recentemente, surgiram soluções de mineração em nuvem, onde você pode pagar uma empresa para fazer isso por você.

Existem alguns serviços legítimos de mineração em nuvem, mas também existem golpistas. Não é barato se envolver com mineração em nuvem e os golpistas pegam seu dinheiro e, claro, eles não realizam nenhuma mineração em seu nome.

Mesmo com algumas empresas idôneas, é importante se atentar antes aos “saques mínimos” e também pesquisar as entrelinhas para não ficar preso numa operação de mineração cujo resultado levará anos para ser recuperado.

Espero que esse conteúdo ajude você a se prevenir contra os principais golpes com Bitcoin, boa sorte! =]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *