Bloco Bitcoin

“É uma fraude” e “pior que os bulbos de tulipa”.

Jamie Dimon, CEO do JP Morgan 😂

O Bitcoin é seguro? Entenda

O Bitcoin é seguro?

Quem começou a saber um pouco mais sobre criptomoedas pode estar na dúvida se o Bitcoin é seguro e se sua utilização não apresenta riscos.

A verdade é que, como toda transação, eventualmente podem surgir riscos. No entanto, é preciso entender também que o Bitcoin foi feito para ser seguro, então, os resultados são positivos.

A criptomoeda conta com características próprias, então, entender como ela funciona é fundamental. Sabendo algumas coisas básicas, pode-se dizer que o o Bitcoin é seguro sim, e desde o seu lançamento (meados de 2008), seus fundamentos continuam intactos. 

Continue lendo para entender um pouco mais sobre como a moeda funciona. 

O que é Bitcoin?

Para entender se o Bitcoin é seguro é preciso entender que se trata de uma moeda descentralizada. Então, na verdade você faz transações ponto-a-ponto de forma eletrônica.

Outro ponto interessante é que os valores agregados ao Bitcoin não têm lastro físico. Ou seja, não há cédulas ou moedas de Bitcoin que você possa tocar ou usar para entregar a outras pessoas. 

A utilização dos Bitcoins fica ainda mais interessante se você considerar o uso da Blockchain. Ela permite que você fique tranquilo, sabendo que suas transações estarão bem protegidas.

O Bitcoin é seguro graças à Blockchain

O bitcoin é seguro graças à blockchaim

Toda a transação envolvendo a criptomoeda se dá em um banco de dados distribuído, o qual recebe o nome de blockchain. É por causa desse banco de dados que se pode dizer que o Bitcoin é seguro.

Toda transação realizada com a criptomoeda gera um bloco de informações. Esses blocos juntam-se uns aos outros e formam a rede de dados que permite acompanhar o andamento dos Bitcoins.

Com informações sobre vendedores, compradores e valores, a rede não pode ser mudada posteriormente. Assim, a validação dos dados na Blockchain é a segurança que mantém essa cadeia girando.

Já baixou nosso e-Book gratuito?

Vale a pena investir em Bitcoin?

Você viu como o Bitcoin é seguro quando falamos de uma maneira mais técnica. Mas, então, surge a dúvida sobre a segurança das criptomoedas como forma de investimento. 

Em um primeiro momento, pode parecer arriscado investir em algo que não é controlado pelas instituições que você já conhece, como bancos e governos. Ou ainda, pensar que investimentos em ações podem ser melhores.

A verdade, no entanto, é que muita gente perde dinheiro investindo também em grandes empresas. Assim, o fato de haver o controle externo, por si só, não significa que haverá a estabilidade esperada. 

Qual o histórico de segurança dos Bitcoins?

O que temos de histórico desde a criação das criptomoeda aponta para que o Bitcoin é seguro. Isso porque, desde que foi criado, não há informações de que tenha havido grandes quebras de segurança.

O que acontece, eventualmente, é que pessoas deixam suas senhas expostas e, assim, possam ser vítimas. No entanto, as redes, por si só, mantem-se bastante protegida.

Além disso, eventualmente alguma corretora ou Exchange pode sofrer ataques de hackers. O número de acontecimentos nesse sentido é muito pequeno e a segurança tem aumentado sempre.

Mas é importante frisar que, nesse caso, a insegurança é das empresas e não da moeda em si. O Bitcoin é seguro como moeda, mas você precisa trabalhar com empresas que estejam no mesmo nível.

Trades seguros 

Muita gente aposta nos Bitcoins como forma de fazer um Day Trade / Swing Trade vantajosos. Assim como nas bolsas de valores, é possível ganhar algum dinheiro de acordo com a cotação diária.

A critpomoeda é negociada diariamente, 24 horas por dia, o que permite ótimos resultados. Então, para quem busca uma chance de ganhar dinheiro rápido, pode ser algo interessante. 

Para quem busca alternativas de ganho em longo prazo, também, o Bitcoin pode ser interessante. Isso porque a variação pode ser muito maior e os ganhos tendem a crescer conforme passa o tempo – O Bitcoin é um ativo escasso e limitado.

Investimento x Dinheiro

Muita gente se assusta quando vê os valores das cotações do Bitcoin. Porém, é preciso entender que é possível investir com pouco dinheiro, comprando algumas frações da criptomoeda. 

As frações são chamadas de satoshis e permite que, com cerca de R$100 você comece a investir. Assim como todas as moedas do mundo, o valor é variável e sofre influência da oferta e procura.

Porém, é importante lembrar que, em 2020, apenas em 8 meses, o Bitcoin subiu 120%. Nos últimos 3 anos o aumento foi de 256% e a tendência é de um aumento cada vez mais exponencial. 

Então, mesmo que você tenha pouco dinheiro, investir em Bitcoin pode ser uma opção. É ideal para quem busca uma alternativa para os fundos de renda fixa que rendem tão pouco.

Exchanges e Wallets

Para você que está começando, uma boa ideia pode ser optar por exchanges. Essas empresas recebem os seus Bitcoins e ficam responsáveis por fazer as transações, quando você autoriza – além do seu armazenamento.

É importante, quando for escolher a empresa, escolher uma que já tenha algum histórico positivo. Isso porque você transfere o controle dos seus fundos para a empresa por um tempo.

Por outro lado, caso você queira permanecer no controle total, uma opção são os Wallets ou carteiras digitais. Com elas você pode fazer suas transações diretamente, com quase nenhuma intervenção.

Um ponto interessante está na possibilidade de optar por wallets off-chain. Basicamente, nesse caso seus ativos ficam protegidos em um local sem acesso à internet, protegidos contra hackers.

Se você preferir, no entanto, mais velocidade e dinamismo, opte pelos wallets on-chain. Nesse caso é possível controlar todas as transações facilmente de seu smartphone ou computador. 

Você pode gostar: Formas para armazenar Bitcoin

Nossa conclusão é de que o Bitcoin é seguro

Você viu aqui que o Bitcoin é seguro e tende a entregar ótimos resultados para quem procura investir, principalmente pensando no longo prazo. A moeda digital está protegida tecnicamente na blockchain e seu dinheiro não irá se perder.

Da mesma forma, é importante entender que, por ser uma moeda, o Bitcoin sofre variações. Logo, como todo investimento, pode ser afetado pela oferta, procura e outros elementos.

Ainda, é importante lembrar que exchanges e wallets podem ser muito úteis na hora de fazer as transações. Elas dão uma segurança maior e ajudam a manter os fundos seguros e protegidos. Lembre-se sempre de tomar o máximo de cuidado com sua máquina e celular ao fazer as transações: certifique-se de que estejam livres de vírus e demais softwares maliciosos.

Últimas Publicações

Review Exchange Okex

A Exchange OKEx é uma bolsa voltada para a comercialização de criptomoedas que pode facilitar todas as negociações daqui para frente.  Enquanto fazemos esse review

Binance

Como abrir conta na Binance?

Se você conhece o mundo das criptomoedas possivelmente já ouviu falar da Binance. A Binance desde 2018 é considerada a maior exchange de criptomoedas do