Bloco Bitcoin

“É uma fraude” e “pior que os bulbos de tulipa”.

Jamie Dimon, CEO do JP Morgan 😂

6 Usos da Blockchain que não envolvem criptomoedas

Usos da Blockchain - Manual do Bitcoin

A tecnologia Blockchain é o livro razão digital, distribuído e descentralizado que sustenta a maioria das moedas virtuais e é responsável por registrar todas as transações sem a necessidade de depender de um intermediário, como um Banco.

Os usos da blockchain vão muito além do mundo das criptomoedas. Aqui estão seis aplicações surpreendentes da tecnologia blockchain que não envolvem criptomoedas.

1.Processamento de pagamentos

O uso mais lógico da tecnologia blockchain é agilizar a transferência de fundos de uma pessoa para outra. Quando os bancos são removidos da equação e uma transação ponto a ponto ocorre, eles podem ser concluídos 24 horas por dia, sete dias por semana, liquidando as transações em questão de segundos, em vez de dias. 

 

2. Programas de recompensa

A experiência do varejo pode ser revolucionada com a tecnologia blockchain, isso porque ela pode se tornar o banco de dados de referência para programas de recompensa e fidelidade.

Ao criar um sistema baseado em tokens que recompensa os consumidores e se utiliza da transparência e imutabilidade de uma blockchain, isso pode incentivar consumidores a voltar à loja para fazer suas compras. A Blockchain é capaz de eliminar a fraude e as dúvidas, comumente associados aos programas de recompensa no varejo. 

3. IDs digitais

esquema de uma blockchain - Manual do Bitcoin
Em uma blockchain, cada bloco se conecta com o bloco anterior, numa sequência cronológica.

 

Em todo o mundo, mais de um bilhão de pessoas enfrentam desafios de identidade. A Microsoft está tentando mudar isso criando um ID digital em seu aplicativo Authenticator.

Basicamente, isso forneceria aos usuários uma maneira de controlar suas identidades digitais e permitir que as pessoas que vivem em regiões empobrecidas tenham acesso a serviços financeiros ou iniciem seus próprios negócios, por exemplo.

 

4. Votação digital

Todos os países do mundo se preocupam com a fraude eleitoral. Com a tecnologia blockchain, os Estados podem fornecer a capacidade de votar digitalmente e serem transparentes o suficiente para que os reguladores possam detectar qualquer mudança na rede rapidamente.

Isso combinaria a facilidade da votação digital com a natureza imutável do blockchain para fazer seu voto valer.

 

5. Segurança Alimentar

Outro uso surpreendente para a blockchain seria rastrear alimentos desde sua origem até o seu prato. Como os dados em blockchains são imutáveis, você teria a capacidade de rastrear o transporte de produtos alimentícios de seu lugar original até o supermercado.

Além disso, se houvesse uma doença de origem alimentar, a blockchain seria capaz de rastrear a fonte de contaminação mais rápido do que agora.

6. Manutenção de registros médicos

O setor médico já começou a mudar da manutenção de registros em papel para a manutenção de registros digitais. No entanto, o blockchain oferece mais segurança e conveniência.

Junto com o armazenamento de registros de pacientes, os pacientes poderiam acessar seus arquivos se possuíssem a chave e seriam capazes de controlar quem vê suas informações.

 

Embora o blockchain esteja longe de ser perfeito e ainda precise ser mais desenvolvido e difundido, certamente há muitos aplicativos do mundo real onde ele pode ser utilizado. 

Últimas Publicações

Review Coinbase Exchange

Review Exchange Coinbase A Coinbase é uma das corretoras mais conhecidas do mundo. Com sede nos Estados Unidos está classificada como uma das maiores do

Como abrir conta na Binance?

Se você conhece o mundo das criptomoedas possivelmente já ouviu falar da Binance. A Binance desde 2018 é considerada a maior exchange de criptomoedas do

Quem criou o Bitcoin?

Foi Satoshi Nakamoto quem criou o Bitcoin e causou uma verdadeira revolução econômica ao redor de todo o mundo nos últimos anos. Se antes da

O que é Blockchaim

O que é Blockchain?

Quem está conhecendo agora o mundo dos bitcoins já deve ter se perguntado, ao menos uma vez, sobre o que é Blockchain e como essa