Bloco Bitcoin

“É uma fraude” e “pior que os bulbos de tulipa”.

Jamie Dimon, CEO do JP Morgan 😂

O que é Blockchain?

O que é Blockchaim

Quem está conhecendo agora o mundo dos bitcoins já deve ter se perguntado, ao menos uma vez, sobre o que é Blockchain e como essa tecnologia funciona.

Os bitcoins estão presentes no mundo todo, como uma nova forma de fazer negociações. Ainda que com alguns sustos, a moeda digital tem se mostrado revolucionária em vários aspectos, principalmente por ser uma moeda descentralizada.

Mais que isso, com boa segurança, as pessoas estão cada vez mais confiantes em investir neles. E muito dessa confiança vem do Blockchain e da forma com que ele funciona e traz benefícios.

Então, para saber mais sobre o que é Blockchain, continue lendo e não perca nenhuma informação.

Mas antes, o que é Bitcoin?

O que é Bitcoin

Antes de nos debruçarmos sobre o que é Blockchain, é preciso ter certeza de que você sabe o que é um Bitcoin. Isso porque o Blockchain é o meio pelo qual as transações são realizadas. 

Então, basicamente, um bitcoin é uma moeda totalmente digital, sem lastro em moedas ou cédulas físicas. Trata-se de um código ao qual se atribui valor e com o qual é possível fazer transações. 

Como a própria definição de o que é o Bitcoin poderia gerar dúvidas sobre sua confiabilidade, era importante que houvesse um meio seguro. Nesse cenário, a tecnologia Blockchain surge como solução.

O que é Blockchain?

O Blockchain pode ser entendida como um livro contábil, ou livro razão, na qual se faz o registro das transações envolvendo moedas virtuais. Assim, todas as transações ficam gravadas e são permanentes.

O registro desses blocos de informação é imutável, o que aumenta a confiabilidade sobre eles. Assim, quando você faz uma transação de moeda virtual, ficam gravados os seguintes dados:

  • Quantidade de moedas transacionadas;
  • Quem está enviando;
  • Quem está recebendo;
  • Data da transação;
  • Local do livro (Blockchain) onde a transação está registrada.

Tudo isso permite que se tenha um controle maior sobre as transações e as informações fiquem a salvo. Mais que isso, inibe a realização de fraudes, tornando todas as transações mais seguras.

Por isso mesmo, muita gente diz que a tecnologia Blockchain está diretamente ligado ao sucesso do Bitcoin. Isso porque, sem essa base de segurança, talvez a moeda não fizesse tanto sucesso. 

Como funciona o armazenamento de dados?

Agora que você já entendeu o que é Blockchain, deve estar com algumas dúvidas sobre o seu funcionamento.

A cada 10 minutos, um bloco de dados é registrado no blockchain, com registro de data e tempo específicos. Dez minutos depois, um novo bloco de informações é registrado, com as atualizações.

O mais importante de tudo é que o bloco seguinte se conecta ao bloco anterior. Assim você pode ter uma noção maior de continuidade e saber exatamente tudo o que aconteceu com cada moeda. 

Ao longo do tempo, todos esses blocos funcionam como um livro contábil detalhado. Todas as transações, datas, pessoas envolvidas (códigos de carteiras) e tudo o mais que se precisa saber, estão nos blocos. 

Formação do Blockchain

esquema de uma blockchain - Manual do Bitcoin
Em uma blockchain, cada bloco se conecta com o bloco anterior, numa sequência cronológica.

 

Muito de o que é Blockchain está ligado à forma com que a rede consegue se montar. As cadeias de blocos unem-se umas às outras, de modo que você percebe a criação de uma grande rede. 

Para que isso funcione, é muito importante a presença dos mineradores. Essas pessoas emprestam poder computacional à rede, o que permite a verificação e registro dos dados em cadeia. 

Uma vez que os mineradores oferecem recursos e tornam a rede sustentável, ganham recompensas. No caso dos Bitcoins e das outras moedas, eles recebem moedas digitais pelos serviços prestados. 

Validação das transações

Como você viu, a rede Blockchain é criada pela junção de vários blocos. Mas um minerador não pode adicionar transações em blocos aleatoriamente, precisando seguir certas regras.

Só é possível adicionar a transação de metade mais um da rede que concordar com ela. No caso do Bitcoin, o poder computacional é o que irá definir se o cadastro será feito ou não.

Além disso, se duas cadeias de dados forem formadas ao mesmo tempo, a rede escolhe aquela com maior número de trabalhos.

Mineiros de Bitcoin não são capazes de enganar, aumentando a sua própria recompensa, nem processar transações fraudulentas que poderiam corromper a rede Bitcoin, porque todos os nós Bitcoin rejeitariam qualquer bloco que contenham dados inválidos de acordo com as regras do protocolo Bitcoin. Consequentemente, a rede continua a ser segura, mesmo que nem todos os mineiros de Bitcoin possam ser confiáveis. – HTTPS://BITCOIN.ORG/

Quais os limites da Blockchain?

A tecnologia Blockchain é considerada uma das principais inovações que vieram na esteira dos Bitcoins. A verdade é que o livro razão revolucionou a forma de controlar informações e abriu um leque para o mundo cripto. 

Por isso mesmo, se engana quem pensa que a tecnologia Blockchain se limita ao uso nas transações de Bitcoins ou outras moedas. O uso da rede está cada vez mais em voga pela sua confiabilidade.

Uma das alternativas mais interessantes, por exemplo, é que empresas possam autenticar usuários sem a necessidade de armazenar dados pessoais. Isso daria muito mais segurança para os clientes.

Ainda, muito tem se falado em uma internet 3.0, com uma maior proteção de dados. Em muitos países tem se apoiado a alteração dos sistemas, para manter os usuários ainda mais protegidos. 

Além disso, ao invés de utilizar servidores gigantescos, para armazenar dados de servidores ou clientes, empresas poderiam adotar a modelos Blockchains como local para o armazenamento de dados. 

Dentre outros benefícios, é comum que se associe à Blockchain benefícios como a eliminação de intermediários, qualidade de dados, integridade dos processos, imutabilidade e transparência. 

Segurança da Blockchaim

Vantagens

A tecnologia Blockchain parece oferecer quatro vantagens distintas sobre as redes de pagamento existentes:

1.Transparência

Uma das principais razões pelas quais o blockchain é tão intrigante é que a tecnologia é sempre de código aberto. Isso significa que outros usuários e desenvolvedores têm a oportunidade de alterá-lo como quiserem. O código aberto torna a alteração dos dados registrados dentro da cadeia complicada, tornando a tecnologia blockchain particularmente segura.

2.Custos de transação reduzidos

O Blockchain permite que transações ponto a ponto e business-to-business sejam concluídas sem a necessidade de trabalhar com terceiros. Sem o envolvimento de um intermediário, como um banco, vinculado às transações em um blockchain, os custos para o usuário ou empresa podem ser reduzidos significativamente ao longo do tempo.

3.Liquidação de transações mais rápida

Ao lidar com bancos tradicionais, não é incomum que uma transação leve dias para ser totalmente liquidada. Isso se deve aos protocolos estabelecidos nos softwares de transferência bancária, bem como ao fato de a maioria das instituições financeiras estar aberta apenas durante o dia. A tecnologia blockchain, por outro lado, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, o que significa que as transações feitas com a tecnologia blockchain podem ser processadas mais rapidamente.

4.Descentralização

Outra razão pela qual a tecnologia blockchain é tão interessante é a falta de um hub de dados central. Em vez de ter que operar um grande data center e verificar as transações por meio dele, a tecnologia blockchain permite que as transações individuais tenham sua própria prova de validade, bem como a autorização para fazer cumprir as restrições.

Como as informações sobre um blockchain em particular são fragmentadas em servidores individuais em todo o mundo, isso garante que, se os hackers roubarem os dados, eles ganhariam apenas uma pequena quantidade de dados e não a rede inteira, evitando que ela ficasse completamente comprometida.

Mesmo com essas vantagens, ainda existe uma preocupação significativa que não pode ser ignorada. Ao longo da história, os investidores continuaram a superestimar a rapidez com que uma nova tecnologia será adotada.

Como a maioria das novas tecnologias, levará tempo para estabelecer as bases para o blockchain, e ainda pode levar alguns anos até que as empresas adotem totalmente essa tecnologia como um componente significativo de seus sistemas de pagamento.

Você viu aqui o que é Blockchain

e como ela pode ser importante para o presente e o futuro. O Bitcoin, a moeda virtual mais famosa do mundo nos dias de hoje, trouxe a rede como novidade.

Então, é possível que você faça transações sempre seguras, por meio da rede criada. Os blocos de informação gravam tudo o que se precisa saber e mantém os dados seguros para o futuro.

Esse registro recorrente e contínuo faz com que nenhuma informação importante se perca. Tudo isso dá mais credibilidade para as moedas digitais, que tem suas transações com mais transparência.

Além disso, é importante lembrar que blockchain, nem de longe, está ligado apenas às moedas digitais. Inclusive, destaque-se que o próprio conceito de internet 3.0 leva em consideração a rede.

Agora que você já sabe o que é Blockchain, então, pode entender melhor como o Bitcoin funciona. A rede traz segurança e muito mais tranquilidade para quem atua com as criptomoedas.

Últimas Publicações

Review FTX Exchange

A negociação de criptomoedas ganha cada vez mais força no mundo e a FTX Exchange surge como opção que merece atenção dos investidores.  Como as

O que é Blockchain?

Quem está conhecendo agora o mundo dos bitcoins já deve ter se perguntado, ao menos uma vez, sobre o que é Blockchain e como essa

Review FTX Exchange

Review FTX Exchange

A negociação de criptomoedas ganha cada vez mais força no mundo e a FTX Exchange surge como opção que merece atenção dos investidores.  Como as

Review Binance - Manual do Bitcoin

Review Binance Exchange

Já falamos sobre como abrir uma conta na Binance nesse artigo. Agora vamos fazer um review dessa Exchange, uma das maiores do mundo. O que

Kucoin Exchange

Review Kucoin Exchange

A Kucoin Exchange pode mudar a forma como você vê a negociação de moedas digitais e a maneira com que você investe atualmente. Desde o