O que é um ICO

O que é um ICO e como minimizar riscos de investimentos?

Quem acompanha o mercado de criptomoedas, muito provavelmente já teve dúvidas quando viu este termo. E você, sabe o que é um ICO?

O Bitcoin e outras criptomoedas estão ganhando cada vez mais terreno entre os brasileiros. No mundo todo, esse novo tipo de investimento passou a ser visto com bons olhos, por ser muito seguro e descentralizado.

Nesse cenário, saber como atuar e investir nas transações envolvendo o criptomercado é sempre útil. Então, o ICO surge como um dos mais interessantes termos a serem estudados. 

O que é um ICO

ICO é uma sigla para Initial Coin Offering, que, traduzido, significa Oferta Inicial de Moedas. Ou seja, trata-se de um termo utilizado por investidores para novas moedas que serão lançadas no mercado. 

No meio das criptomoedas, o ICO é o meio utilizado pelo empreendedor para angariar fundos para novos projetos. Pode servir também para a captação de recursos para eventuais lançamentos. No mundo das bolsas de valores tradicionais, seria como um IPO ” initial public offering” ou “oferta pública inicial” em português, que representa a primeira vez que uma empresa receberá novos sócios realizando uma oferta de ações ao mercado.

Então, quando você investe em ICOs, na verdade, está pensando no futuro e eventualmente fazendo uma aposta. Por isso mesmo, é preciso entender como essa espécie de IPO funciona, para não correr o risco de perder dinheiro.

Fique atento

Saber o que é um ICO está ligado a entender como funcionam esses projetos. Seja para a criação de uma nova criptomoeda ou para outros projetos, você precisa entender a organização.

A dica, portanto, é ficar atento a pontos como:

  • Whitepaper do projeto;
  • Equipe;
  • Liquidez.

O whitepaper deve ser entendido como o escopo do projeto e uma explicação clara sobre o funcionamento prático dele. Será melhor ainda se vier acompanhado de um plano financeiro. 

Já a equipe é definida pelas pessoas que estão por trás do projeto que você está avaliando. É interessante que você conheça um pouco sobre eles, verifique se são experientes ou se já participaram de outros projetos. 

Já a liquidez vai definir o que é um ICO para você, como investimento. Isso porque liquidez significa a possibilidade de resgatar investimentos, assim que o projeto for finalizado e lançado no mercado. 

Como funciona o ICO

ICO Etherium - Manual do Bitcoin

 Um passo a mais para saber o que é um ICO é entende como ele funciona. A grosso modo, é possível entender o funcionamento do ICO como uma arrecadação de fundos para determinado projeto.

Ao investir determinada quantia em dinheiro, o investidor recebe tokens ou coins. No futuro, com o projeto terminado e colocado no mercado, o investidor pode resgatar o investimento (preferencialmente com lucro). 

Isso é muito importante para pessoas que têm uma ótima ideia, mas não contam com fundos para investir. Os investidores adquirem os tokens e, assim, possibilitam a realização do projeto. 

No mercado das criptomoedas o número de ICOs tem aumentado cada vez mais. Com a captação de recursos é possível fazer lançamentos de sucesso, como foi o caso do Etherium, que em seu ICO (2014) valia $ 0,31. 

Quais etapas devem ser seguidas em uma ICO

Agora que você já sabe o que é um ICO e como ele pode ser útil, é importante entender as etapas desse processo. A primeira coisa na qual se deve pensar é na elaboração do whitepaper do projeto.

Com isso faz-se as especificações dos processos, token ou coin e estabelecem-se os planos. É importante ter ideia de como manter o ativo na blockchain, em funcionamento adequado, sua segurança e utilidade prática do projeto.

Depois disso é preciso divulgar o whitepaper por meio de campanhas. Assim, abre-se a possibilidade para as ofertas iniciais e e o início das propostas e investimentos.

Após os investimentos, é feito um balanço para verificar as metas. Se elas forem alcançadas, os tokens e cryptos são comercializados no mercado, dando vida ao projeto que, se bem sucedido e tendo utilidade, gerará lucros aos investidores.  

ICO e IPO são a mesma coisa?

Há uma diferença muito grande entre IPO e ICO, então fique atento. Como você viu, ICO é a chamada para que investidores venham a fazer parte de terminado projeto, com aportes financeiros.

Assim, os investidores recebem, como contrapartida, coins ou tokens, que podem ser resgatados no futuro. O projeto está em andamento e pode ou não ser finalizado com sucesso.

No caso das IPOs, trata-se de uma empresa que está estabelecida no mercado e quer abrir suas ações para o público em geral. Assim, o investidor adquire partes de uma empresa já existente.

Assim, saber o que é um ICO é importante para não criar ilusões. Nesse caso, você está investindo em um projeto e não em uma empresa que está em pleno funcionamento. 

O que o mercado acha das ICOs?

Você deve estar se perguntando se o mercado abraçou esse tipo de procedimento. A verdade é que o boom dos casos começou em 2017, com o sucesso do Bitcoin.

Depois disso, em 2018 houve um enfraquecimento e, a partir de 2019, os investimentos voltaram a crescer. Entre 2017 e 2018 foram criadas mais de 5 mil ICOs, que ajudaram muita gente.

Na época, entretanto, houve uma grande quantidade de golpes e fraudes. Atualmente existem empresas especializadas em analisar e avaliar projetos, dando mais confiança aos novos projetos.

Então, os ICOs que surgiram depois, e que tem alguma certificação de segurança, tornaram-se mais interessantes e confiáveis. Também, por parte dos produtores, houve a necessidade de uma profissionalização ainda maior.

5 projetos de tokens consolidados que foram lançados através de um ICO

Ethereum (ETH) – Ethereum foi lançado em 2014 por meio de uma ICO, arrecadando cerca de 18 milhões de dólares.

Ethereum é uma plataforma de contratos inteligentes e sua moeda nativa, Ether, é usada para pagar as taxas de transação na rede. Hoje, é a segunda maior criptomoeda em termos de capitalização de mercado.

EOS (EOS) – EOS é uma plataforma de contratos inteligentes que permite a construção de aplicativos descentralizados.

Foi lançada em 2017 por meio de uma ICO que arrecadou cerca de 4 bilhões de dólares. A EOS está entre as 50 maiores criptomoedas em termos de capitalização de mercado.

Binance Coin (BNB) – A Binance Coin é a criptomoeda nativa da Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo. Foi lançada em 2017 por meio de uma ICO, arrecadando cerca de 15 milhões de dólares.

O BNB é usado para pagar taxas de transação na Binance e também pode ser usado para pagar por serviços adicionais na plataforma.

Telegram Open Network (TON) – Telegram é uma das maiores plataformas de mensagens do mundo, e em 2018, eles lançaram uma ICO para seu projeto de blockchain, TON.

A ICO arrecadou cerca de 1,7 bilhão de dólares. O objetivo do TON é fornecer uma plataforma escalável para aplicativos descentralizados e pagamentos.

Filecoin (FIL) – Filecoin é uma plataforma de armazenamento descentralizado que permite que os usuários aluguem espaço de armazenamento em seus dispositivos para outros usuários.

Foi lançado em 2017 por meio de uma ICO, arrecadando cerca de 257 milhões de dólares. O Filecoin tem como nativa é FIL, usado para pagar pelo uso do armazenamento.

Projetos também falham…

Um exemplo de token que foi lançado por meio de uma ICO, mas que falhou e já não existe mais é o OneCoin.

OneCoin foi lançado em 2014 e prometia ser uma “moeda global” baseada em blockchain, mas acabou sendo descoberto como um esquema fraudulento Ponzi. Os fundadores, incluindo a sua líder Ruja Ignatova, foram acusados ​​de cometer fraude e evasão fiscal e a operação foi fechada pelas autoridades.

Muitos investidores perderam dinheiro ao investir em OneCoin, e a criptomoeda não tem valor atualmente.

Você viu…

aqui o que é ICO e como esse processo pode ajudar no desenvolvimento de novos projetos. Principalmente no meio dos ativos digitais, os investimentos tem sido cada vez mais recorrentes.

Por meio do ICO, o investidor pode adquirir tokens ou coins de um projeto em que acredite. Quando o projeto estiver terminado, pode resgatar o seu investimento com lucros, caso o projeto seja útil e tenha uma grande comunidade de usuários.  

Para que o projeto tenha resultados positivos, no entanto, é preciso ficar atento a pontos como whitepaper, equipe e liquidez e segurança. Com isso você poderá ter resultados muito mais positivos.

Além disso, não se deve confundir ICO com IPO. Enquanto o primeiro diz respeito a um projeto em andamento, com possibilidade ou não de sucesso, o segundo fala de venda de ações de empresas (bolsa de valores).

Tudo o que você leu aqui visa explicar um pouco sobre o que é ICO e como você pode ter bons resultados com ele. Esse é o tipo de investimento para quem gosta de arriscar, porém lembre-se de nunca alocar recursos destinados às despesas imediatas ou de emergência, bem como valores que comprometam o seu patrimônio.

É importante notar que as ICOs são muito arriscadas e podem ser fraudulentos. Muitas ICOs não têm um produto real, mas apenas uma idéia e um plano de negócios. Além disso, as criptomoedas são muito voláteis e podem sofrer grandes perdas de valor. Por isso, é importante fazer sua própria pesquisa e entender os riscos antes de investir em uma ICO.

Boa sorte! =]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *