Bloco Bitcoin

“É uma fraude” e “pior que os bulbos de tulipa”.

Jamie Dimon, CEO do JP Morgan 😂

O que é um ICO e como minimizar riscos de investimentos?

O que é um ICO

Quem acompanha o mercado de criptomoedas, muito provavelmente já teve dúvidas quando viu este termo. E você, sabe o que é um ICO?

O Bitcoin e outras criptomoedas estão ganhando cada vez mais terreno entre os brasileiros. No mundo todo, esse novo tipo de investimento passou a ser visto com bons olhos, por ser muito seguro e descentralizado.

Nesse cenário, saber como atuar e investir nas transações envolvendo o criptomercado é sempre útil. Então, o ICO surge como um dos mais interessantes termos a serem estudados. 

O que é um ICO

ICO é uma sigla para Initial Coin Offering, que, traduzido, significa Oferta Inicial de Moedas. Ou seja, trata-se de um termo utilizado por investidores para novas moedas que serão lançadas no mercado. 

No meio das criptomoedas, o ICO é o meio utilizado pelo empreendedor para angariar fundos para novos projetos. Pode servir também para a captação de recursos para eventuais lançamentos. No mundo das bolsas de valores tradicionais, seria como um IPO ” initial public offering” ou “oferta pública inicial” em português, que representa a primeira vez que uma empresa receberá novos sócios realizando uma oferta de ações ao mercado.

Então, quando você investe em ICOs, na verdade, está pensando no futuro e eventualmente fazendo uma aposta. Por isso mesmo, é preciso entender como essa espécie de IPO funciona, para não correr o risco de perder dinheiro.

Fique atento

Saber o que é um ICO está ligado a entender como funcionam esses projetos. Seja para a criação de uma nova criptomoeda ou para outros projetos, você precisa entender a organização.

A dica, portanto, é ficar atento a pontos como:

  • Whitepaper do projeto;
  • Equipe;
  • Liquidez.

O whitepaper deve ser entendido como o escopo do projeto e uma explicação clara sobre o funcionamento prático dele. Será melhor ainda se vier acompanhado de um plano financeiro. 

Já a equipe é definida pelas pessoas que estão por trás do projeto que você está avaliando. É interessante que você conheça um pouco sobre eles, verifique se são experientes ou se já participaram de outros projetos. 

Já a liquidez vai definir o que é um ICO para você, como investimento. Isso porque liquidez significa a possibilidade de resgatar investimentos, assim que o projeto for finalizado e lançado no mercado. 

Como funciona o ICO

ICO Etherium - Manual do Bitcoin

 Um passo a mais para saber o que é um ICO é entende como ele funciona. A grosso modo, é possível entender o funcionamento do ICO como uma arrecadação de fundos para determinado projeto.

Ao investir determinada quantia em dinheiro, o investidor recebe tokens ou coins. No futuro, com o projeto terminado e colocado no mercado, o investidor pode resgatar o investimento (preferencialmente com lucro). 

Isso é muito importante para pessoas que têm uma ótima ideia, mas não contam com fundos para investir. Os investidores adquirem os tokens e, assim, possibilitam a realização do projeto. 

No mercado das criptomoedas o número de ICOs tem aumentado cada vez mais. Com a captação de recursos é possível fazer lançamentos de sucesso, como foi o caso do Etherium, que em seu ICO (2014) valia $ 0,31 e atualmente vale [ccpw id=”2420″]

Quais etapas devem ser seguidas em uma ICO

Agora que você já sabe o que é um ICO e como ele pode ser útil, é importante entender as etapas desse processo. A primeira coisa na qual se deve pensar é na elaboração do whitepaper do projeto.

Com isso faz-se as especificações dos processos, token ou coin e estabelecem-se os planos. É importante ter ideia de como manter o ativo na blockchain, em funcionamento adequado, sua segurança e utilidade prática do projeto.

Depois disso é preciso divulgar o whitepaper por meio de campanhas. Assim, abre-se a possibilidade para as ofertas iniciais e e o início das propostas e investimentos.

Após os investimentos, é feito um balanço para verificar as metas. Se elas forem alcançadas, os tokens e cryptos são comercializados no mercado, dando vida ao projeto que, se bem sucedido e tendo utilidade, gerará lucros aos investidores.  

ICO e IPO são a mesma coisa?

Há uma diferença muito grande entre IPO e ICO, então fique atento. Como você viu, ICO é a chamada para que investidores venham a fazer parte de terminado projeto, com aportes financeiros.

Assim, os investidores recebem, como contrapartida, coins ou tokens, que podem ser resgatados no futuro. O projeto está em andamento e pode ou não ser finalizado com sucesso.

No caso das IPOs, trata-se de uma empresa que está estabelecida no mercado e quer abrir suas ações para o público em geral. Assim, o investidor adquire partes de uma empresa já existente.

Assim, saber o que é um ICO é importante para não criar ilusões. Nesse caso, você está investindo em um projeto e não em uma empresa que está em pleno funcionamento. 

O que o mercado acha das ICOs?

Você deve estar se perguntando se o mercado abraçou esse tipo de procedimento. A verdade é que o boom dos casos começou em 2017, com o sucesso do Bitcoin.

Depois disso, em 2018 houve um enfraquecimento e, a partir de 2019, os investimentos voltaram a crescer. Entre 2017 e 2018 foram criadas mais de 5 mil ICOs, que ajudaram muita gente.

Na época, entretanto, houve uma grande quantidade de golpes e fraudes. Atualmente existem empresas especializadas em analisar e avaliar projetos, dando mais confiança aos novos projetos.

Então, os ICOs que surgiram depois, e que tem alguma certificação de segurança, tornaram-se mais interessantes e confiáveis. Também, por parte dos produtores, houve a necessidade de uma profissionalização ainda maior.

Você viu…

aqui o que é ICO e como esse processo pode ajudar no desenvolvimento de novos projetos. Principalmente no meio dos ativos digitais, os investimentos tem sido cada vez mais recorrentes.

Por meio do ICO, o investidor pode adquirir tokens ou coins de um projeto em que acredite. Quando o projeto estiver terminado, pode resgatar o seu investimento com lucros, caso o projeto seja útil e tenha uma grande comunidade de usuários.  

Para que o projeto tenha resultados positivos, no entanto, é preciso ficar atento a pontos como whitepaper, equipe e liquidez e segurança. Com isso você poderá ter resultados muito mais positivos.

Além disso, não se deve confundir ICO com IPO. Enquanto o primeiro diz respeito a um projeto em andamento, com possibilidade ou não de sucesso, o segundo fala de venda de ações de empresas (bolsa de valores).

Tudo o que você leu aqui visa explicar um pouco sobre o que é ICO e como você pode ter bons resultados com ele. Esse é o tipo de investimento para quem gosta de arriscar, porém lembre-se de nunca alocar recursos destinados às despesas imediatas ou de emergência, bem como valores que comprometam o seu patrimônio.

Boa sorte! =]

 

Últimas Publicações