Bloco Bitcoin

“É uma fraude” e “pior que os bulbos de tulipa”.

Jamie Dimon, CEO do JP Morgan 😂

Usos futuros para blockchain que mudarão o mundo

Blockchain - Manual do Bitcoin

Criptomoedas como Bitcoin e Ethereum se tornaram assuntos populares porque acumularam centenas de milhões de dólares em valor em apenas alguns anos. 

Por trás dessas criptomoedas populares está a tecnologia blockchain, que combina criptografia com manutenção descentralizada de registros para criar o primeiro conceito de propriedade digital, que permite às pessoas criar ativos exclusivos e específicos online. 

A criação de um ativo digital que é apoiado pela tecnologia blockchain é o único que não pode ser copiado ou movido, o que mudará como a Internet irá operar. 

Veja um exemplo simples: quando você manda um arquivo em PDF para alguém pelo seu WhatsApp, você e essa pessoa detém uma cópia fiel do arquivo. Perceba que se essa pessoa encaminhar para outra pessoa, agora vocês três terão cópias do arquivo.

Com a tecnologia blockchain, é como se esse arquivo em PDF fosse transferido de você para outra pessoa, porém você não teria mais o arquivo – apenas a pessoa a qual você enviou, e assim por diante.  

Abaixo listo algumas das maneiras como o blockchain mudará muito do mundo que conhecemos:

Filmes, música e livros

Desde o apogeu do Napster, as empresas de entretenimento vêm tentando lidar com questões de pirataria que estão destruindo seu modelo de negócios. 

Antes da Internet, as empresas de entretenimento podiam vender um filme ou disco e saber que haviam vendido uma única cópia para uma pessoa.

Então veio a Internet, onde uma única cópia de uma música poderia viajar meio mundo antes que o primeiro refrão fosse cantado. 

A Blockchain pode ajudar a acabar com isso. O mesmo método de registro público que impede outra pessoa de gastar sua moeda digital também pode impedir que qualquer pessoa toque ou duplique uma música de forma ilegal. 

Execução de contrato

Ethereum, outra criptomoeda popular, é construída sobre um contrato auto executável, que permite que duas partes cheguem a um acordo e, ao cumprir esse acordo, o contrato transfere automaticamente seus tokens de moeda de uma parte para outra. 

Em termos simples, o contrato auto executável poderia eliminar a necessidade de execução do acordo entre as partes, pois apenas alertaria seu banco sobre a execução do contrato e todas as partes poderiam verificar o acordo.

Roubo de identidade

Já baixou nosso e-Book gratuito?

Em 2017, 16,7 milhões de pessoas foram vítimas de roubo de identidade. O problema é que a Internet possibilitou e aumentou a fungibilidade das informações pessoais, que se intensificou com a centralização das informações. 

Se alguém quiser roubar sua identidade, eles podem ter como alvo grandes empresas, como empresas de cartão de crédito, varejistas e registros fiscais. A tecnologia Blockchain pode ajudar a resolver esse problema. 

A natureza descentralizada do blockchain permite que os documentos sejam armazenados em vários servidores ao invés de apenas um. 

Em vez de solicitar informações que podem ser copiadas, como um número de CPF, os computadores solicitariam acesso ao registro de identidade digital. 

Isso tornaria impossível para qualquer pessoa sem a chave, ser capaz de acessar os dados confidenciais.

Embora a tecnologia ainda precise ser mais desenvolvida antes que possa ser aplicada a algo como abrir um arquivo de música, o básico já existe e é funcional. 

Artistas já podem registrar suas obras digitais em NFTs que basicamente são como selos de autenticidades digitais, que rodam em tecnologia blockchain.

A capacidade de introduzir ativos exclusivos que ninguém pode copiar mudará a maneira como interagimos com a Internet em um nível fundamental e emocionante.

Últimas Publicações

Quem criou o Bitcoin?

Foi Satoshi Nakamoto quem criou o Bitcoin e causou uma verdadeira revolução econômica ao redor de todo o mundo nos últimos anos. Se antes da

O que é Blockchaim

O que é Blockchain?

Quem está conhecendo agora o mundo dos bitcoins já deve ter se perguntado, ao menos uma vez, sobre o que é Blockchain e como essa

Review Okaex Exchange

Review Exchange Okex

A Exchange OKEx é uma bolsa voltada para a comercialização de criptomoedas que pode facilitar todas as negociações daqui para frente.  Enquanto fazemos esse review