Bloco Bitcoin

“É uma fraude” e “pior que os bulbos de tulipa”.

Jamie Dimon, CEO do JP Morgan 😂

Formas para armazenar Bitcoin: conheça

Como armazenar bitcoin

Que o Bitcoin é uma das criptomoedas de maior sucesso do mundo você sabe, mas já parou para pensar em como armazenar Bitcoin?

Pois é, um dos grandes receios de quem começa a conhecer moedas digitais está nesse ponto. Isso porque o Bitcoin não tem lastro material em cédulas ou moedas, como o dinheiro comum.

Então, para muitos surge a dúvida de como manter os fundos em um lugar seguro. A verdade, no entanto, é que armazenar Bitcoin é uma tarefa muito mais fácil do que você imagina. 

Então continue lendo para entender como fazer isso de forma tranquila. 

A proteção da tecnologia blockchain

A primeira coisa que você precisa saber é que falar em armazenar Bitcoin pode estar errado. Isso porque os Bitcoins estão, efetivamente, já armazenados no blockchain, uma rede segura.

Então, o que acontece na verdade é que os seus Bitcoins jamais sairão desse banco de dados. Assim, como usuário, o que você deve armazenar é uma seed, ou palavra-chave, que funciona como senha.

Essa senha deve ser utilizada em uma carteira digital e, é dessa maneira, que você faz o armazenamento da criptomoeda. Então, é preciso entender como elas funcionam.

Se um ladrão ou hacker acessar sua carteira Bitcoin, ele poderá transferir todas as suas moedas para suas contas. E lembre-se de que a blockchain cria registros imutáveis ​​que você não pode alterar, então não há chance de você reaver seus Bitcoins se isso acontecer.

Já baixou nosso e-Book gratuito?

Entendendo as Wallets (carteiras) de criptomoedas

Imagine que as carteiras funcionam como um banco comum, no qual você tem uma conta-corrente. Cada endereço na rede aponta para uma carteira específica, que você acessa por meio de senha. 

A função das carteiras é ter o controle dessas chaves privadas de acesso aos fundos. Nesse sentido, também cabe a ela proporcionar segurança para um bom desempenho nas transações. 

Caso você tenha o código-base do Bitcoin, pode você mesmo criar uma carteira. Isso ocorrer porque é possível criar um wallet por meio de combinações infinitas de chaves privadas.

Assim como o dinheiro que está no banco, armazenar Bitcoin exige que você tenha cuidado. Por isso é muito importante não permitir o acesso de outras pessoas às suas chaves privadas. 

Diferença entre Exchange e Wallet (carteira digital)

Embora você possa receber Bitcoins ou outras moedas por meio de uma Exchange, você não possui uma chave privada, nesse caso. Porém, uma Exchange pode ser útil se você quer terceirizar a guarda, ou mesmo se você quer fazer trading

Uma forma utilizada pelas empresas para manter a segurança é manter os bitcoins em uma wallet não conectada à internet (cold wallet, ou carteira fria). Assim é possível manter os ativos mais seguros ainda, reduzindo drasticamente os riscos.

Assim, tanto uma carteira digital quanto uma Exchange podem ser uteis para armazenar Bitcoin. Você precisa apenas decidir qual o tipo de administração que deseja para o seu dinheiro, quais se enquadram melhor no seu estilo de investimento.

Você pode gostar: Como abrir uma conta na Binance?

Como usar uma hot wallet a seu favor

Na teoria, ter uma carteira desconectada da internet, uma cold wallet (carteira fria), pode ser mais seguro. Porém, não se pode esquecer que uma hot wallet (carteira quente) é capaz de entregar resultados interessantes. 

A mais interessante está no fato de que o detentor dos fundos pode autorizar transações onde estiver, pelo computador ou celular. Ou seja, é uma ótima opção para quem faz pequenas movimentações. 

Como funciona a cold wallet

Ao contrário da hot wallet, que permite transações de qualquer lugar, armazenar Bitcoin numa cold wallet vai te dar mais segurança. Isso porque, nesse caso é preciso um dispositivo físico adicional e uso de senhas para executar uma operação.

Na maioria das vezes é preciso utilizar equipamentos que se conectam via bluetooth ou usb. Em outros casos há carteiras físicas, com o uso das palavras chave em papel e até mesmo metal. 

Então, é preciso pensar na cold wallet como um token, que por ser independente, oferece mais segurança. Tudo isso permite que os ataques de vírus sejam menos possíveis. 

Aqui no portal Manual do Bitcoin, utilizamos e indicamos a Cold Wallet da SAFEPAL.

Carteira de papel

Neste cenário, sua carteira Bitcoin é um pedaço de papel com todas as informações de sua chave privada nele. Você pode pensar que essa ideia de usar pedaços de papel para armazenar suas informações de Bitcoins realmente não combina com a tecnologia moderna, mas na verdade é uma maneira muito segura de armazenar seus Bitcoins.

Não há casos registrados de cibercriminosos hackeando pedaços de papel e nem é provável que haja. O maior problema com as carteiras de papel é onde guardar o papel para que ninguém mais possa encontrá-lo. Se você tem muitos Bitcoins, considere um cofre.

Como usar as carteiras

Uma boa alternativa é usar mais de uma carteira para armazenar Bitcoin de forma segura. Nesse caso, o uso híbrido de carteiras pode ser interessante, levando em consideração suas metas de investimento. 

Você pode, por exemplo, usar uma hot wallet para armazenar o que usa com frequência. Já o valor maior, que ficará em repouso (hold), pode ser guardado em uma cold wallet, permanecendo seguro. 

Em todo caso, se você tiver várias hot wallets, ainda, pode acessar elas de um mesmo dispositivo. Isso porque não são necessariamente as carteiras que armazenas as moedas, mas a blockchain. 

Quais as melhores carteiras

Como armazenar Bitcoin? - Manual do bitcoin

Indicar apenas uma carteira para você armazenar Bitcoin pode ficar um pouco difícil. Isso porque cada tipo de modelo oferece características diferentes, de modo que você precisa analisá-las. 

De qualquer maneira, o mais importante é avaliar quais são as suas necessidades e o que a carteira oferece. Ainda, sempre mantenha suas senhas protegidas, de preferência em meios físicos. 

Assim, as melhores hot wallets que você pode encontrar hoje são:

Todas elas são bastante seguras e permitem a guarda de Bitcoins e outras criptomoedas. Porém, caso você queira guardar um valor maior de criptomoedas, uma carteira fora da rede pode ser opção.

Nesse caso os modelos mais interessantes são:

Eu particularmente estou usando a Safepal como cold wallet e estou bastante satisfeito com essa carteira, a de melhor custo-benefício na minha opinião no momento.

Ou seja, você tem ótimas alternativas, tanto para armazenar suas criptomoedas na rede quanto fora dela. Ou seja, basta poucos minutos para que você tenha acesso a uma carteira eficiente.

Lembre-se sempre que a melhor carteira é aquela capaz de atender ao que você realmente precisa. Avalie quais são as suas necessidades e escolha aquela que pode te ajudar a ter melhores resultados.

Em resumo…

Como você viu aqui, armazenar Bitcoin é algo muito mais simples do que você poderia imaginar. Mais que isso, logo de cara você já percebeu que, na verdade, os Bitcoins não saem da Blockchain.

Porém, com a carteira certa é possível administrar senhas e palavras de acesso aos seus fundos. Com isso fica muito mais fácil controlar tudo o que acontece e realizar transações rápidas e efetivas.

Ainda, foi possível entender que, enquanto uma Exchange assume o controle dos seus fundos, uma wallet permite que você os tenha guardados e utilize quando achar necessário.

Lembre-se: quando seus ativos estão numa exchange, caso aconteça algo nessa exchange (como um ataque hacker), seus fundos estarão em risco. Seus ativos digitais só serão seus de fato, quando estiverem armazenados numa carteira sua. 

Uma hot wallet é excelente para quem deseja fazer pequenas movimentações recorrentes. Já uma cold wallet é importante para quem tem muitas criptomoedas e quer deixa-las fora da rede.

Ou seja, armazenar Bitcoin depende muito de o que você deseja fazer com seus fundos. Certamente, uma boa escolha pode lhe trazer resultados muito promissores com o passar do tempo.

Últimas Publicações

Exchange Gate.io: o que é e como usar

Se você está procurando uma ótima plataforma para negociar ativos digitais, então você definitivamente deveria dar uma olhada na Gate.io. Nesta postagem, mostraremos como usar

Review FTX Exchange

A negociação de criptomoedas ganha cada vez mais força no mundo e a FTX Exchange surge como opção que merece atenção dos investidores.  Como as

O Bitcoin é seguro?

O Bitcoin é seguro? Entenda

Quem começou a saber um pouco mais sobre criptomoedas pode estar na dúvida se o Bitcoin é seguro e se sua utilização não apresenta riscos.