Bloco Bitcoin

“É uma fraude” e “pior que os bulbos de tulipa”.

Jamie Dimon, CEO do JP Morgan 😂

Por que o Bitcoin vale tanto dinheiro?

Por que o Bitcoin vale tanto

Quem começa a conhecer o mundo das criptomoedas agora certamente já se perguntou, em algum momento, por que o Bitcoin vale tanto?

A verdade é que, desde o seu lançamento em 2009, o Bitcoin já obteve uma valorização invejável. Com isso, muitos investidores que começaram com pouco investimento, hoje podem ser milionários. 

Por outro lado, há também o fato de, em alguns momentos, terem havido quedas muito grandes. Seja como for, o Bitcoin sempre se recupera e volta a valer o que se espera dele principalmente pela sua característica finita (ativo escasso).

Mas com um valor tão grande e com tanta gente interessada, começam a surgir algumas dúvidas. Por que o Bitcoin vale tanto e como se obtém valores tão grandes são apenas algumas delas. 

O que é o Bitcoin

Antes de entender por que o Bitcoin vale tanto é preciso entender o que é a moeda. Isso porque o valor agregado dela tem muito a ver com o fato de ela ser diferenciada de outras moedas. 

Primeiramente é preciso saber que se trata de uma moeda digital descentralizada. Ou seja, ela não é tutelada por nenhum governo ou instituição, mas apenas pelo mercado que a usa.

Outro ponto interessante é que não há Bitcoins em papel ou moedas físicas. Assim, todo o valor agregado ao Bitcoin está relacionado ao código digital que o compõe. 

Nesse artigo, nos aprofundamos mais nas características do Bitcoin

Quanto vale um Bitcoin

Atualmente um Bitcoin vale: [ccpw id=”1584″]

Por que o Bitcoin vale tanto? Bem, essa é a pergunta principal do momento e que você poderá ver durante a leitura desse texto.

Mas é preciso que você entenda que esse valor varia bastante, pois estamos falando de um ativo muito volátil. Como todas as moedas, o Bitcoin é afetado por acontecimentos no mundo real e pode subir ou baixar o seu valor com variações altas.

Porém, por não estar relacionado com um ou outro país, nem sendo tutelado pro determinado órgão, o Bitcoin possui mais liberdade, o que lhe dá mais estabilidade, diante de outras moedas, como o real. Há muitas pessoas que consideram o Bitcoin como reserva de valor, algo como ouro digital.

Quando uma moeda pertence a um governo ou país, esse tipo de tutela influencia no valor da moeda. A hiperinflação e o excesso de controle são pontos que fazem com que os valores continuem baixos.

Outro ponto que faz com que o Bitcoin possa ter valores elevados é o fato de não haver interferências (além de sua característica finita). Um governo ou autoridade tende a intervir se o valor da moeda começa a ficar muito alto. 

Assim, a descentralização é um dos pontos mais importantes para a manutenção dos valores da criptomoeda. Essa independência faz do Bitcoin um investimento muito chamativo.

Imutabilidade

Outro ponto que responde a questão de por que o Bitcoin vale tanto está na sua imutabilidade. A própria estrutura da moeda faz com que todas as transações fiquem gravadas e possam ser auditadas.

O código de dados dos Bitcoins são adicionados a blocos de dados conforme são movimentados. Esses blocos são adicionados a uma cadeia na Blockchain, uma rede totalmente segura.

Assim você consegue ter uma ideia maior de continuidade de suas transações.  Esse registro de dados, imutável, torna as transações mais seguras, confiáveis e anônimas, o que reflete no valor do Bitcoin. 

Por que o Bitcoin vale tanto? Manual do Bitcoin

Oferta baixa

Quando se diz que existirão 21 milhões de Bitcoins espalhados pela rede pode parecer muito. Mas a verdade é que, com o sucesso da criptomoeda, essa oferta passou a não ser tão grande assim.

Desde sua criação, os Bitcoins tem uma quantidade limitada. Especula-se que há, ainda, 2 milhões de Bitcoins não minerados, que logo estarão também no mercado.

Além disso, há alguns bitcoins perdidos e os Bitcoins pertencentes a Satoshi Nakamoto, o suposto criador. Com isso, o número de opções disponível no mercado faz com que os Bitcoins sejam de grande valor.

Já baixou nosso e-Book gratuito?

Alta demanda

Algo que explica por que o Bitcoin vale tanto é o fato de haver uma alta demanda pela criptomoeda. Ela funcionou e caiu nas graças dos investidores, então, a pouca oferta faz o preço subir rapidamente.

Atualmente, acredita-se que apenas 900 Bitcoins são criados pelos mineradores diariamente. Esse valor, no entanto, é muito pouco se considerarmos o número de pessoas que está investindo. Soma-se a isso os institucionais: bancos, grandes empresas etc.

Com tudo isso, é muito possível que o Bitcoin continue tendo seu valor aumentado regularmente. A proporção entre demanda e procura é ideal para uma valorização cada vez mais crescente.

As transações são privadas

O conceito do Bitcoin é que ele era totalmente anônimo. Qualquer um poderia fazer uma transação de qualquer lugar para qualquer lugar do mundo e ninguém saberia quem estava envolvido. 

Hoje em dia, para usar trocas de Bitcoin para fazer transações, você precisa fornecer alguns dados pessoais, mas ainda é muito mais anônimo do que outras transações financeiras.

Um bom exemplo disso é quando usar Bitcoin para fazer compras de fornecedores em lojas online e em lojas físicas. Você pode concluir a transação sem precisar fornecer nenhuma de suas informações pessoais ao fornecedor.

Bom lembrar que com o surgimento das DeFi, abreviação para decentralized finance, novamente voltam-se o foco para as transações privadas, uma vez que para transacionar diversas criptomoedas e tokens não é necessário nenhum cadastro (somente uma carteira ativa com moedas).

A segurança do Bitcoin

Nos últimos anos, ocorreram algumas violações de dados graves em empresas bem conhecidas, como a Target. Os cibercriminosos que cometeram essas violações roubaram informações pessoais sobre os clientes dessas empresas. Eles então vendem essas informações no mercado negro.

Com o Bitcoin e a tecnologia blockchain subjacente, você pode fazer transações financeiras sem a necessidade de fornecer informações financeiras confidenciais. O livro-razão descentralizado do Bitcoin é extremamente seguro e virtualmente impossível de hackear. Não há exposição de carteiras de Bitcoin ao fazer transações financeiras.

Você pode se esconder com Bitcoin

Isso não é uma coisa boa, mas é outra razão para a popularidade do Bitcoin. Algumas pessoas o usam para fazer transações ilegais na Dark Web. Não recomendamos isso de forma alguma, mas não é surpresa que o Bitcoin seja popular por causa disso.

Vale a pena investir em Bitcoin?

Agora que você já sabe por que o Bitcoin vale tanto, deve estar se perguntando se ainda vale a pena investir. A verdade é que esse é um tipo de investimento que vem dando bons frutos para os investidores de longo prazo.

O Bitcoin foi a primeira moeda a se tornar conhecida e até hoje mantém uma estabilidade alta e seus fundamentos intactos. Além disso, sendo uma das mais utilizadas pelos usuários, entrega uma confiança ainda maior.

Por sinal, alguns dos destaques para investir são:

  • Banco de dados descentralizado;
  • Quantidade limitada de Bitcoins disponíveis;
  • Rede segura e imutável. 

Assim, você pode fazer as suas transações em Bitcoins com a certeza de que estará protegido. Ainda, a criptomoeda sempre está em processo de evolução, estando em uso cada vez mais recorrente.

Conclusão

Uma criptomoeda criada na Blockchain e cheia de segredos que você não entendia. Tudo isso era certamente um motivo para se perguntar por que o Bitcoin vale tanto?

Porém, aqui você percebeu que a criptomoeda descentralizada é muito mais do que se pode imaginar. Com valorização constante e capacidade de tornar-se cada vez maior, a moeda vale a sua atenção.

Muito da valorização do Bitcoin está no fato de ela ser descentralizada. Ao não contar com um estado regulamentador ou instituição de controle, o Bitcoin pode seguir apenas as regras do mercado.

Tudo isso faz com que você tenha uma valorização grande ao longo do tempo. Além disso, a segurança de uma rede blockchain ajuda a manter o interesse dos investidores.

O número finito de Bitcoins a serem emitidos, assim como a alta demanda também ajuda nisso. Ou seja, sempre há pessoas interessadas em investir nas criptomoedas.

Assim, quando alguém lhe perguntar por que o Bitcoin vale tanto, você já tem a resposta. Então, fique de olho e caso você pense em começar a investir, comece por aqui! 

Últimas Publicações

O que é Bitcoin?

Você já deve ter ouvido muito sobre ele nos últimos tempos, mas será que você sabe o que é Bitcoin e como ele está crescendo

Review Binance Exchange

Já falamos sobre como abrir uma conta na Binance nesse artigo. Agora vamos fazer um review dessa Exchange, uma das maiores do mundo. O que

Quem criou o Bitcoin?

Foi Satoshi Nakamoto quem criou o Bitcoin e causou uma verdadeira revolução econômica ao redor de todo o mundo nos últimos anos. Se antes da

O que é Bitcoin

O que é Bitcoin?

Você já deve ter ouvido muito sobre ele nos últimos tempos, mas será que você sabe o que é Bitcoin e como ele está crescendo