Bloco Bitcoin

“É uma fraude” e “pior que os bulbos de tulipa”.

Jamie Dimon, CEO do JP Morgan 😂

Quem criou o Bitcoin?

Quem criou o bitcoin? Satoshi Nakamoto

Foi Satoshi Nakamoto quem criou o Bitcoin e causou uma verdadeira revolução econômica ao redor de todo o mundo nos últimos anos.

Se antes da criação do Bitcoin todas as transações financeiras exigiam o uso do dinheiro que conhecemos, depois dele, tudo mudou. E isso causou reflexos em todas as atividades do dia a dia. 

As criptomoedas são hoje um importante foco de investimento e são aceitas em muitos lugares. Então, por isso mesmo o nome de Satoshi Nakamoto ficou conhecido no mundo todo. 

Mas isso não explica muita coisa, pois o nome não é, necessariamente, ligado a uma pessoa específica. Então, continue lendo para entender bem o que isso quer dizer.

Você pode gostar: 4 formas de como comprar Bitcoin no Brasil

Quem é Satoshi Nakamoto?

Quando se pergunta quem criou o Bitcoin, o nome de Nakamoto surge imediatamente. O problema é que, até o momento, nenhum rosto pôde ser associado ao nome com certeza absoluta. 

No ano de 2007 houve a publicação do estudo “Bitcoin: A peer-to-peer Eletronic Cash Systen”, assinado por Nakamoto. Em 2009 ele minerou o first block (primeiro bloco) da blockchain, dando início a tudo. 

Na internet você sempre verá que quem criou o Bitcoin foi o japonês Satoshi Nakamoto, nascido em 05 de abril do ano de 1975. Porém, a verdade é que se trata de um pseudônimo muito eficaz.

Até hoje ninguém conseguiu identificar exatamente quem é Satoshi. As teorias sobre sua origem e quem ele é são várias, mas aparentemente fica fácil entender que o investidor preferiu o anonimato. 

Em busca de Satoshi

Satoshi Nakamoto
Imagem: internet

Como não poderia deixar de ser em um caso de tanta repercussão, muita gente tem tentado descobrir a identidade de Satoshi. Assim, a especulação sobre o dono do pseudônimo atinge vários nomes. 

Lembrando que os nomes mais conhecidos são ligados à homens, mas não há certeza disso. Como se trata de um pseudônimo, nada impediria por exemplo, que se tratasse de uma mulher.

Assim, abaixo você confere alguns dos suspeitos de serem quem criou o Bitcoin.

Nick Szabo

Nick Szabo
Imagem: internet

Em 2008, Szabo defendeu a criação da Bit Gold, uma moeda descentralizada, prometendo expansões. Quando a moeda finalmente surgiu, em 2009, no entanto, ele permaneceu no mais completo silêncio.

A conduta levou muita gente a acreditar que ele estava envolvido no desenvolvimento do projeto. Apesar das especulações, até hoje nada foi confirmado.

Hall Finney

Hal Finney
Imagem: internet

Este desenvolvedor está presente nos fóruns que deram origem ao primeiro whitepaper do Bitcoin. Além disso, ele teria sido a primeira pessoa a receber uma transferência de Bitcoin. 

Tudo isso fez com que as suspeitas recaíssem sobre ele. A maior das pistas, no entanto, estaria no fato de ele morar muito próximo de Dorian Nakamoto, outro que poderia estar envolvido com o surgimento do Bitcoin.

Hal Finney sofreu com uma doença no sistema nervoso que o levou à morte em 2014. Durante toda a sua vida, sempre negou ser Satoshi Nakamoto. 

Dorian Satoshi Nakamoto

Nakamoto
imagem: internet

Morando próximo de Hall Finney, o próprio nome entrega muito sobre as suspeitas. A partir de 2014, muita gente passou acreditar que foi Doriam quem criou o Bitcoin, gerando muita discussão.

O fato de ele ser um desenvolvedor de tecnologia e software só ajudou aumentar as dúvidas. Apesar disso, ele também nega ser o pai da criptomoeda que mudou o curso do mundo moderno. 

Motivos para se manter anônimo (a)

A verdade é que quem criou o Bitcoin tem motivos de sobra para permanecer anônimo. Se paramos para pensar, imagine o tamanho da fortuna de quem criou a moeda, considerando seu valor.

Imagina-se que Satoshi Nakamoto, seja ele uma pessoa ou uma equipe delas, detenha uma grande quantidade de Bitcoins. Com os valores alcançados nos últimos tempos, a fortuna é incalculável.

A estimativa mais branda diz que o criador teria ficado com 1 milhão de Bitcoins. Isso faria com que sua fortuna estivesse próxima dos US$ 40 bilhões, motivos suficientes para querer paz.

Com isso o criador já entra na lista das 100 personalidades mais ricas do mundo. Considerando que o valor dos Bitcoins é variável, a tendência é que Satoshi fique cada vez mais rico. 

Golpes e ameaça constante

O fato de não haver certeza sobre quem criou o Bitcoin faz com que se abram muitas oportunidades. Para os golpistas, então, parece sempre ser uma porta aberta para enganar os menos antenados.

Não é incomum que surjam na mídia notícias sobre pessoas pegas ao se passar por Nakamoto. A ideia é sempre a de usar a aura criada em torno do criador para conseguir algum tipo de vantagem.

Além disso, a Coinbase, maior Exchange dos Estados Unidos aponta a identificação de quem criou o Bitcoin como um risco permanente para a manutenção do mercado de criptoativos. 

O ponto está relacionado, também, com a quantidade de Bitcoins que o criador possui. Caso ele deseje coloca-los à venda de forma imediata, pode desestabilizar todo o sistema e as cotações. 

Ao despejar milhões de dólares em Bitcoins no mercado, a tendência seria fazer os valores despencarem. Isso é um problema, já que ele detém cerca de 6% de todos os Bitcoins em circulação. 

A descentralização do controle é o grande ponto a favor da criptomoeda. Alguém que possua uma quantidade excessiva de Bitcoins poderia usar isso a seu favor e manipular todo o sistema. 

Não é uma tarefa fácil…

Como você viu, não é uma tarefa fácil apontar quem criou o Bitcoin ou quais foram as circunstâncias. A verdade é que pode se tratar de uma pessoa, de qualquer sexo, ou de vária pessoas unidas.

Ao longo dos anos, no entanto, alguns nomes surgiram como possíveis candidatos. Nick Szabo, Hal Finney e Dorian Satoshi Nakamoto são os nomes mais ventilados nas teorias mais conhecidas.

Acontece, no entanto, que a manutenção do segredo parece ter vários motivos. Quem criou a criptomoeda tem uma quantidade considerável de ativos e pode primar por sua discrição.

Por outro lado, essa sombra abre espaço para o surgimento de golpistas que se apresentam como Nakamoto. Da mesma forma, o mercado teme que todos os Bitcoins sejam colocados à venda. 

Ou seja, quem criou o Bitcoin parece ter criado um paradigma bastante interessante. Saber quem ele é aguça curiosidades, mas a descoberta pode afetar o próprio funcionamento das criptomoedas.

Últimas Publicações

Review Kucoin Exchange

A Kucoin Exchange pode mudar a forma como você vê a negociação de moedas digitais e a maneira com que você investe atualmente. Desde o

Review Binance Exchange

Já falamos sobre como abrir uma conta na Binance nesse artigo. Agora vamos fazer um review dessa Exchange, uma das maiores do mundo. O que

O Bitcoin é seguro?

O Bitcoin é seguro? Entenda

Quem começou a saber um pouco mais sobre criptomoedas pode estar na dúvida se o Bitcoin é seguro e se sua utilização não apresenta riscos.

O que é Bitcoin

O que é Bitcoin?

Você já deve ter ouvido muito sobre ele nos últimos tempos, mas será que você sabe o que é Bitcoin e como ele está crescendo